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Publicações

Aqui você pode encontrar algumas publicações dos pesquisadores vinculados ao LIDERE. Outras publicações podem ser obtidas acessando a página "Nossa Equipe" (neste mesmo site) e clicando no botão "Currículo Lattes" do pesquisador desejado.

Entrepreneurship teaching in a region in southern Brazil

Entrepreneurship teaching can allow students in technical high schools and universities to develop their management capacity to start new endeavours. Beyond being a career option for these graduates, management competences allow own businesses generate wealth in a locality and contribute to economic development and poverty reduction. This understanding of the social importance values the dissemination of knowledge about entrepreneurship in a more socially deprived region of the Santa Catarina state according to data from the Human Development Index.

INOVAÇÃO NAS PEQUENAS EMPRESAS BRASILEIRAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

A inovação é um dos requisitos essenciais para as empresas se destacarem frente aos principais competidores, pois sobreviver em mercado competitivo exige postura criativa e inovadora. O objetivo do presente estudo foi compreender a inovação no contexto das micro e pequenas empresas brasileiras, tomando-se por base busca sistemática realizada no Portal da Capes, com os descritores “inovação” and “pequenas empresas”. Foram encontrados 29 artigos, dos quais, por análise de critérios de elegibilidade, foram escolhidos 15 artigos que tratam de micro e pequenas empresas. Os resultados apontam que devido à sua capacidade financeira, a inovação ocorre com maior facilidade em seus processos do que nos produtos ou serviços; a inovação aberta pode ser uma possibilidade assertiva; como dificuldades pode-se relacionar dentre outras, a frágil estrutura financeira, de recursos humanos e tecnológica, a falta de planejamento e a pouca visão de negócio por parte dos gestores.

Marketing: Gestão e conhecimento científico

Como campo de aplicação, o Marketing tem na Mercadologia sua principal disciplina de referência científica. A epistemologia entre os planos teórico e de aplicação em Marketing identifica os níveis científico, tecnológico e de atendimento a demandas como para construção de conhecimento. Marketing é resultado de produção de natureza tecnológica aplicada dinâmica do mercado e ao gerenciamento das relações entre seus agentes, especialmente as organizações. Neste artigo, são descritos a contextualização do Marketing e da Mercadologia no Brasil, na teoria e prática nas ciências sociais aplicadas e na relação com mídia e gestão do conhecimento. Caracteriza-se o Marketing como um campo de aplicação do conhecimento das relações sócio-interativas do mercado, que, como tal, reúne ciência, tecnologia e arte.

Conhecimento, Mídia e Semiótica na Área de Mídia do Conhecimento

Esse enfoque do conhecimento como processo de associação, que pode implicar em relação, seleção, interação e rejeição, é tipicamente pertinente ao campo de estudos da Gestão do Conhecimento. Em especial, é pertinente à área de Mídia e Conhecimento, porque indica a possibilidade de se configurar e perceber o conhecimento no contexto da mídia, possibilitando um recorte eficiente que impede a ampliação perniciosa dos estudos do conhecimento por campos muito abrangentes e distantes da mídia eletrônico-digital e dos sistemas de informação.